É indiscutível que Veneza é um sonho para a maior parte dos brasileiros. Mas já ouvi várias pessoas dizerem que o turismo em massa tira um pouco do brilho desse sonho.
Eu pessoalmente, tive o privilégio de ver Veneza com seu movimento normal de turistas, lotada durante o Carnaval e vazia durante o período da pandemia. E fui muito feliz nas três ocasiões.
Mas se você prefere apreciar um lugar com tranquilidade e possivelmente fazer uma visita quase exclusiva, Chioggia é perfeita pra você!
Como chegar em Chioggia
Situada entre o Delta do Rio Po’ e a Serenissima – são cerca de 50km até Veneza – já atuou como defesa da Laguna. A maneira mais fácil de chegar é de carro, em 50 minutos, ou você pode pegar o vaporetto 11, que aumenta o tempo de viagem para 2 horas. Chegando de carro, tem varias vagas de estacionamento nos arredores de Porta Garibaldi. Não esqueça de pagar na máquina e expor o ticket no carro.
O que fazer em Chioggia
Sem dúvida conhecer o seu Centro Histórico de origem medieval. Entre pela Porta Garibaldi e à sua direita estará a Cattedrale di Santa Maria, no rione Duomo.
Duomo visto, continue pelo Corso del Popolo, via principal do Centro. A segunda parada è a Torre de Sant’Andrea, alta 30 metros, que em tempos medievais servia como defesa e controle do Porto de Chioggia. Repare em seu relógio de 1389.
Siga a via admirando suas belas casas, lojinhas e cafés até chegar na famosa Pescheria, o Mercado de peixes local, aberto de segunda a sábado desde antes do amanhecer. Esses mercados são sempre concorridos na Itália, geralmente bem rústicos e interessantes. Infelizmente visitamos a cidade em um domingo, quando o mercado fecha. Mesmo assim deu pra ver que é bem bonitinho.
Saindo do Mercado, dirija-se ao Porto que rende belas fotos. Dali você pode ver a Ponte Vigo, um dos símbolos da cidade.
Retorne pelo Canal Vena, andando debaixo dos seus pórticos e apreciando as suas calles.
Onde comer em Chioggia
Frutos do mar são a especialidade local. Nós não conhecemos mas esta opção nos pareceu muito charmosa e é bem avaliada:
Sottomarina
Sottomarina é a continuação de Chioggia. Um balneário super movimentado no verão, com várias opções de hotel, restaurante e lido – faixa de praia com serviços.
Villa Foscari
No caminho de volta, pertinho de Veneza, fica a Villa Foscari, também conhecida como La Malcontenta. É uma tradicional vila veneta, erguida pelo famoso arquiteto Andrea Palladio em 1559.
A Villa é Patrimonio Unesco e é aberta para visitação. Visite o site deles no link ali em cima com todos os detalhes de como chegar, horários , etc.
O acesso aos jardins é gratuito e ingresso para a Villa custa 10 euros.
Espero ter aguçado a sua curiosidade de conhecer mais alguns dos tantos tesouros escondidos da Bella Italia!