Ásia · Singapura

Singapura, um roteiro delicioso na Cidade-Estado

Localizada na ponta sul da Malásia, é separada desta pelo Estreito de Singapura. Membro do Commonwealth britânico, foi parte da Malásia até 1965, e pouco depois de sua independência, teve uma grande ascensão econômica, sendo hoje um dos 4 Tigres Asiáticos, termo que se refere às economias mais desenvolvidas. Os outros 3 países são Hong Kong, Coréia do Sul e Taiwan.  

Sua riqueza advém de seu importante Centro Financeiro, e de Refinaria de Petróleo, além de um porto muito movimentado. É o terceiro PIB per capita do mundo, consequentemente, é um dos países mais ricos do globo.

Essa riqueza é evidente do momento em que se chega ao belíssimo e moderno aeroporto. Todo o caminho até a cidade é florido e limpo. A primeira impressão é realmente de uma organização incrível, confirmada depois conhecendo os pontos turísticos.

Talvez por ter o maior IDH dos países asiáticos , 60% da sua população é formada por imigrantes chineses, malaios e indianos. E portanto são quatro as línguas principais: inglês, chinês, malaio e tâmil. Um último detalhe interessante é que como o país tem vegetação abundante, eles investem muito em aterramento marítimo para criar novas áreas.  

Quanto tempo ficar em Singapura

Nós fizemos o clássico “encaixe” de Singapura num roteiro pelo Sudeste Asiático, que incluiu ainda Malásia, Tailândia, Camboja, Vietnã e China. Ficamos dois dias, dormindo uma noite no fabuloso Marina Bay Sands, que falaremos depois.

Como ir do aeroporto a Singapura

O já citado moderno aeroporto de Changi tem metrô e ônibus para o Centro, mas como é super perto, cerca de 15 minutos de táxi, optamos pela comodidade e pagamos 15 euros pela corrida.

Onde ficar em Singapura – Marina Bay Sands

Pela magia, pela fama, pelo luxo, pela comodidade, pela piscina mais linda do mundo, e sobretudo pelo custo-benefício de um hotel desse porte na Ásia, eu te diria que se você puder investir um pouco mais e se hospedar nele, faça! Esteja certo que a sua estadia retorna o investimento em dobro haha.

Vista do “navio”
Piscina do Marina Bay Sands
Nosso quarto no Marina Bay Sands

Vamos fazer um post separado com a nossa avaliação desse hotel, mas enquanto isso, deixo aqui algumas fotos só para ratificar a nossa nota positiva.

O que fazer em Singapura

As grandes atrações de Singapura se concentram ao redor da Marina Bay, zona central da cidade que também deve sua existência ao aterro marítimo. Deixamos as malas no Hotel Marina e seguimos pelo caminho interno do hotel para a nossa primeira atração.

Gardens by the Bay

A Floresta Artificial tem tanta fama quanto o Hotel Marina Bay Sands e sua piscina de borda infinita. E é um dos lugares para registrar um dos prédios mais fotogênicos do mundo. 

Gardens by the Bay visto do Marina Bay Sands

O Jardim alia perfeitamente natureza, arquitetura e sustentabilidade. Foi criado para aumentar a qualidade de vida das pessoas, conceito que favorece o IDH alto.

A estrutura é muito boa, tem uma praça de alimentação com cafés, restaurantes e até fast foods. Funciona das 5 da manhã às 2 da madrugada.

Estima-se que a construção custou 800 milhões de dólares (!), mas apesar disso, a maior parte do Jardim pode ser visitada gratuitamente.

Atrações gratuitas do Gardens by the Bay

SuperTree Grove – são as famosas árvores gigantes do Jardim. Inclusive é ali que acontece o Garden Rhapsody, um show de música e luzes todas as noites em dois horários. 

Durante o Garden Rhapsody

Dragonfly e Kingfisher Lakes – lagos com vista para as SuperTree Grove (as árvores gigantes).

Heritage Gardens – formado pelos jardins colonial, indiano, chinês  e malaio, como uma homenagem aos imigrantes que deram origem à Singapura.

Sun Pavilion – um jardim com mais de 1.000 plantas típicas do deserto, especialmente cactos.

Silver Leaf Garden – é a parte de baixo das árvores gigantes.

Atrações pagas do Gardens by the Bay

Supertree Observatory & OCBC Skyway – Pra nós essa é uma atração que valeria muito a pena pagar, mas estava fechada para manutenção quando visitamos. O observatório é um mirante no alto da maior árvore do parque com uma vista surreal e o Skyway são as passarelas de coligamento entre as árvores. Fiquei babando nas fotos do site.

Cloud Forest – uma estufa gigante que reproduz uma montanha (isso mesmo!) com uma cascata dentro.

Flower Domeflores e plantas de todas as partes do mundo, em zonas temáticas, como Holanda, França, etc. 

Obs: nós não visitamos nem o Cloud Forest e nem a Flower Dome por falta de interesse mesmo, mas imaginamos que seria um bom programa para fazer com crianças.

SkyPark Observation Deck 

Se você não estiver hospedado no Marina Bay Sands, saiba que pode subir até a “proa do navio” e ter aquela vista única e espetacular de Singapura. Para isso, você pode comprar o bilhete para o SkyPark Observation Deck AQUI

Singapura

Spectra – A light & Water Show

Se informe ali mesmo no hotel a que horas acontece o show de jatos de água que se movem ao ritmo de música e luzes. Quando fomos, era às 19:30h. Achamos imperdível. Dura só 15 minutinhos e é ali mesmo na frente do The Shoppes, o shopping do Hotel, ao lado do Art&Science Museum. Acesso gratuito.

The Shoppes, bem em frente ao Art&Science Museum

Art&Science Museum

As mostras do  museu de Arte e Ciência de Singapura juntam, além de obviamente arte e  ciência, cultura e tecnologia. Mas o que chama mesmo a atenção é a arquitetura moderna e lindíssima. Parece uma flor gigante.

The Helix Bridge

Essa curiosa ponte em forma de cadeia de DNA é bonita em qualquer hora do dia, mas durante a noite é um espetáculo à parte. Atravesse por ela para chegar à outra parte da baía e chegar ao Merlion, e aproveite o caminho para tirar lindas fotos da ponte e da paisagem no entorno.

Merlion

é o símbolo de Singapura. Uma criatura mitológica com cabeça de leão de corpo de peixe. Chegando ali você verá todos os turistas tentando ângulos diferentes para fazer fotos divertidas com o jato d’água que sai da boca do Merlion.

Daqui nós voltamos para o Marina Bay admirando cada cantinho dessa linda baía. Deixamos aqui alguns lugares alternativos que optamos por não conhecer dessa vez para aproveitar mais a famosa piscina do Marina.  

Desculpem a pouca qualidade da selfie…

Outras atrações para conhecer em Singapura

Chinatown

Little India

Kampong Glam (Bairro árabe)

Onde comer em Singapura

Bem, depende do que você esteja procurando. Dentro do Marina Bay Sands tem uma quantidade enorme de restaurantes à escolha que oferecem gastronomia do mundo inteiro. 

Mas sempre ali no Complexo, o dentro do shopping center Shoppes tem uma Praça de Alimentação com boas opções de toda a Ásia, e preços bem baratos para aquele paraíso do luxo. Fora que você ganha tempo para curtir as próximas atrações. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *