Chamada de “Pérola do rio Meuse”, ao sul da Bélgica, Dinant se revela um verdadeiro tesouro escondido. Ainda pouco conhecida pelos turistas brasileiros que visitam o país, oferece, além de um panorama de conto de fadas, a oportunidade de visitar o Museu da Leffe; um super programa ainda que você não seja cervejeiro; e fazer fotos com alguns dos vários saxofones que colorem a cidade. Adolphe Sax, seu inventor, nasceu em Dinant, e teve sua casa transformada em Museu.

Como chegar em Dinant
Você pode visitá-la a partir de Bruxelas de trem ou carro em uma viagem de cerca de 1h30min. Nós fomos a partir da zona do Champagne na França, já que a cidade fica quase na fronteira entre os dois países.
A companhia low-cost Ryanair voa para o aeroporto de Charleroi, que você vê no mapa aqui embaixo, e nesse caso a viagem até Dinant é feita em 50 minutos.
Quanto tempo ficar em Dinant
Nós visitamos a cidade durante uma manhã inteira, incluindo a visita à Maison Leffe. Mas tem agenda para um dia inteiro se você incluir o passeio de barco e um jantar no restaurante da Leffe. Achamos que dormir por ali também deve ser uma delícia.
O que fazer em Dinant
Citadelle
A nossa dica se você está de carro é começar o tour pela Citadelle, a fortaleza de Dinant, que se destaca pela vista panorâmica da cidade. Uma boa dica é deixar o carro no estacionamento da fortaleza, que é grande e gratuito, e comprar o ticket combo, que inclui visita guiada, descida para a cidade de teleférico e passeio de barco pelo Rio Meuse.

O ingresso individual custa 11 euros e no combo sai por 17. O combo acaba valendo a pena porque o número de vagas no Centro Histórico é bem limitado e pago por hora. Informações atualizadas sobre a Citadelle aqui.
Igreja Notre Dame de Dinant
O teleférico na descida vai te deixar bem ao lado da imponente Notre Dame de Dinant. Achamos que ela é uma das principais construções da cidade que compõe o cenário de conto de fadas da cidade.
Os vitrais internos são maravilhosos, a arquitetura gótica é belíssima. E a entrada é gratuita.


Ponte Charles de Gaulle
Bem à frente da Igreja está a Ponte Charles de Gaulle, toda enfeitada com bandeiras de vários países, e saxofones coloridos, sempre como uma homenagem à Adolphe Sax, cidadão ilustre de Dinant e criador do saxofone, como dissemos no começo desse artigo.

Mas a parte mais legal dessa ponte é chegar na outra margem e ter esse ângulo privilegiado da cidade, concordam?

Centro Histórico
Agora que você atravessou a ponte de volta, é hora de flanar pelas ruas charmosas do centrinho, que é super compacto. Não se preocupe que por aqui não tem risco de se perder…


Passeio de barco pelo Rio Meuse
Se você comprou o ingresso combo da Citadelle, o tour está incluído no seu ingresso. Nós optamos por não fazê-lo por uma questão de tempo mesmo. Tínhamos agendado a Maison Leffe e não podíamos nos atrasar.
Você também pode comprar o ticket diretamente no pier, em uma das várias empresas que operam ali. Nesse ponto, se seu carro está no estacionamento da Citadelle, faça o caminho de volta para o ponto alto desse tour pra nós…a Maison Leffe, em uma colina na outra margem da cidade, com aquele visual inesquecível.
Maison Leffe

Na verdade, foi a cerveja Leffe que nos fez descobrir Dinant. Adoramos o mundo das cervejas, especialmente as belgas, e sempre que podemos, encaixamos o tour por uma cervejaria nas nossas viagens.
Nossa primeira dica para vocês é: reservem com antecedência! Eles não abrem todos os dias e tem horário de visita restritos, então pode esgotar na sua data se você tentar comprar na hora. Mais informações diretamente no site da Maison Leffe.
A visita é toda interativa. Quando fomos, em 2020, eles já estavam adotando protocolos anti-COVID e recebemos uma caneta pointer para selecionar as telas sem tocar em nada. Muito legal aprender sobre a produção da bebida nascida em uma Abadia bem perto dali no ano de 1240!

O lugar é já super inspirador, e a visita termina é claro, com degustação no food truck super fofo da marca nos jardins da Casa. Fizemos a visita em um sábado por volta da hora do almoço e a atmosfera era incrível. Ah, e no final ainda tem brinde à escolha. Adoramos, visita super recomendada!


Na saída tem uma pequena lojinha com alguns produtos à venda. Gostamos da variedade de garrafas de 1 litro. Geralmente na Itália achamos só a “Blonde”.

Além disso, o complexo conta com um Hotel e você pode se hospedar ali mesmo.
Se não tiver tempo para visitar a Maison, a Leffe tem um restaurante em Dinant, e pode ser uma alternativa experimentar as tradicionais “moules frites” com a famosa cerveja.
Em tempo: a abadia onde nasceu a cerveja fica bem perto do Centro de Dinant, mas não é aberta à visitação .
O que fazer nos arredores de Dinant
Lemos muito sobre Namur, uma outra cidadezinha super charmosa que dista apenas 30 minutos e pode ser acessada de carro ou trem a partir de Dinant,mas deixamos para a próxima visita porque seguimos de lá para Luxemburgo.