É a segunda maior cidade da Áustria, mas sua população não chega a 300.000 habitantes. É viva, jovem, lista dois Patrimônios Unesco e recebeu um charmoso toque de modernidade após ser escolhida como Capital Européia da Cultura em 2003.
Distante 200km da capital Viena, também funciona conhecê-la durante uma road trip pela Eslovênia. Nós ficamos um dia na cidade e dormimos por lá. Adoramos ver a cidade à noite.
O que fazer em Graz
Colina de Schlossberg
Começamos o nosso tour na Colina de Schlossberg, que abriga a Uhrturm, a Torre do Relógio, símbolo da cidade e Patrimônio Unesco. Essa torre é tão querida pelos moradores que nos tempos da invasão de Napoleão, recolheram dinheiro e ofereceram como um “resgate” evitando o seu bombardeio.
Para chegar até lá, você pode ir a pé por rampas ou escadas, usar o funicular ou o elevador panorâmico. Mas preciso dizer que o caminho a pé pelas rampas é dentro do Parque que circunda o Castelo. Achamos super bonito e ainda ganhamos umas calorias extras pra consumir no jantar 😊
A caminhada écompensada pela vista maravilhosa da cidade, e dali você tem toda noção de distância de um ponto turístico ao outro e pode escolher a melhor ordem de visita pra você.
Ali ficam ainda o Castelo, que é aberto para visitação, e o Skybar Graz, que tem uma super varanda panorâmica.
Centro Histórico
Retorne em direção à rua Paulustorgasse e entre no Centro Histórico, o segundo Patrimônio Unesco de Graz, e aprecie as belas construções, as lojas e os cafés sempre cheios até chegar à Hauptplatz.
Hauptplatz
É a praça principal de Graz, com prédios lindíssimos, muito movimento, e quando fomos, tinha uma feira com barraquinhas de street food.
Catedral de Graz
Ali pertinho fica a Catedral, ou Domkirche. Confesso que esperávamos um pouco mais de imponência, mas é bonita. Dali siga pela margem do Rio Mur até o Murinsel.
*foto
Murinsel
Murinsel, ou A ilha no rio Mur. Lembro que vi essa construção moderna num programa de tv italiano sobre viagens, e assim decidi incluir Graz no próximo roteiro na Áustria. É um espaço com café, lojinha e um anfiteatro. Imagino que fique lotado no verão. Como tava meio frio, nós só passamos para conhecer e usamos o local de ponte para atravessar pro outro lado. Dali você estará perto da segunda obra moderna de Graz.
Kunsthaus Graz
É o Museu de Arte Moderna de Graz e faz jus ao nome. Junto com o Murinsel, foram as construções de 2003, como capital da cultura. É completamente diferente de qualquer outro que já vimos, e impressiona como se adapta bem no contexto tradicional do resto da cidade. Dentro do complexo tem livraria, café e lojas. Vale uma pausa.
Nesse ponto a gente já estava com uma fominha, e decidimos procurar um lugar pra jantar.
Onde comer em Graz
Nós tínhamos lidos várias avaliações da cervejaria Glockl Brau, daquelas bem tradicionais como a HB em Munique. Como a gente seguiria exatamente para a Alemanha, resolvemos buscar outras opções nas imediações. E não nos arrependemos.
Nossa escolha foi o Die Herzl. Tava tudo delicioso! Comemos super bem e achamos o preço justo. Aqui estão os nossos pratos:
Arredores de Graz
Schloss Eggenberg
Distante apenas 5km do Centro Histórico, esse belíssimo Castelo em estilo rococó abriga 4 museus. Mas você pode comprar o bilhete só para o jardim. O pátio interno do Castelo é aberto. Fomos visitá-lo na manhã seguinte ao tour de Graz e seguimos para Viena.
Admont Abbey Library
Um pouco mais distante, a 1h30min de estrada, se encontra a maior biblioteca do mundo dentro de um mosteiro, a Stiftsbibliothek. Não tivemos a oportunidade de ver dessa vez, mas já está anotado para a próxima.
Weinstrasse
É a região vinícola de Graz, distante 50km e fica a apenas 30 minutos de Maribor, na Eslovênia.
Casa de Arnold Schwarzenegger em Thal
Sim, Arnold Schwarzenegger é austriaco, descobri isso lá, e se você for muito fã dele, pode visitar a casa em que ele nasceu, transformada em Museu pra contar um pouco da sua história.