Europa

Um dia em Luxemburgo, capital do país de mesmo nome

A Corniche e as Casamatas de Bock

Luxemburgo é o nome do país e também o de sua capital. Pequeno em extensão territorial, com 2.586km2 e população em torno de 600.000 habitantes, ostenta um dos maiores PIB per capita do mundo, com uma economia notável, sediando várias instituições, incluindo a própria União Européia.    
É um país trilíngue, sendo as línguas oficiais o alemão, o francês e o luxemburguês, mas sendo um país jovem, muitos falam inglês

Dentre as suas belezas a serem vistas, destacam-se a Corniche, definida como a varanda mais bonita do mundo, e as Casamatas de Bock, Patrimônio Mundial Unesco

Como chegar a Luxemburgo

Sua posição privilegiada entre a Bélgica, a França e a Alemanha facilita a inclusão no roteiro por qualquer um desses países. Nós chegamos em Luxemburgo vindo de Dinant, na Bélgica, em uma viagem de carro de apenas 1 hora.

A cidade tem vários estacionamentos subterrâneos. Estacionamos na Place du Théâtre, uma pracinha agradável e super central, e onde começou o nosso roteiro.

Quanto tempo ficar em Luxemburgo

Um dia inteiro para conhecer as atrações outdoor e visitar as Casamatas. Se você tiver interesse em visitar museus ou algum lugar nos arredores, acrescente mais um dia

O que fazer em um dia em Luxemburgo

Place du Théâtre

Além do estacionamento subterrâneo, a própria praça é uma gracinha, estava toda decorada. Como era sábado à tarde, tinha música tocando, crianças brincando, enfim, uma atmosfera super gostosa.

Place D’Armes

Caminhe em direçao à Place D’Armes , uma praça com bela arquitetura a 360º, rodeada de bares, restaurantes, cafés e muito movimento. Repare no Cercle Municipal, o Palácio Municipal da cidade. No caminho, dê uma olhada nas vitrines das ruas no entorno. Tem Zara, H&M… mas fora essas fast fashion, os preços parecem ser um pouco mais altos que no resto da Europa.

Place Guillaume II

Uma grande praça que abriga o Hôtel de Ville, ou a Prefeitura da cidade. A escultura com um homem montado em seu cavalo no meio da praça é uma homenagem ao Rei e Grão-Duque Guilherme II de Nassau-Orange. Aproveite e passe no Tourist Office para pegar o seu mapa de Luxemburgo.

Palais Grand-Ducal

A fachada Renascentista do Palácio salta aos olhos. Você terá certeza de ter chegado ao avistá-lo. Achamos esta a construção mais imponente de Luxemburgo. Não por acaso é a casa do Grão-Duque e pode ser visitada durante o verão.  Bem ao lado, como um anexo do prédio, funciona a Câmara dos Deputados

Chocolate House

Não poderíamos deixar de destacar essa “parada estratégica” bem em frente ao Palais Grand-Ducal. A Chocolate House é uma loja de tortas, doces e chocolates que ficou famosa pelo seu inovador chocolate quente. A vitrine tem vários sabores de colheres de chocolate. Nós escolhemos dois sabores alcoólicos: Cointreau e Baileys, e mergulhamos elas no leite quente, apreciando essa delícia e o movimento da cidade em uma bela tarde de sábado de sol. Aproveite para levar algumas para casa.

Dê uma olhada no site deles AQUI, com os produtos e sabores. Tem loja até na Arábia Saudita! 

Place Clairefontaine

A estátua de bronze no meio da praça é uma homenagem à Grã Duquesa Charlotte de Luxembourg. Seu reinado durou de 1919 a 1964, quando abdicou do trono em favor de seu filho mais velho. Ela morreu em 1985, aos 89 anos, e é muito querida pelo seu povo.

Catedral de Notre Dame

O exterior não é das Catedrais mais imponentes que você vai ver, mas o interior é bem bonito, com belos vitrais. Ali estão enterrados boa parte dos Grão Duques de Luxemburgo.

Place de la Constitution

Bem em frente à Catedral está a Praça da Constituição, um belíssimo jardim com vista para a Ponte Adolphe, uma das maiores pontes de arco de pedra do mundo.   

La Corniche

Siga em direção à Chemin de la Corniche para chegar a um dos pontos altos do roteiro de Luxemburgo: a Corniche, também conhecida como a “varanda mais bonita do mundo”. Não sei afirmar se é realmente a mais bonita, mas o caminho nos deixou de boca aberta com o rio, o bairro Grund,  o Parque Pétrusse e as Casamatas, nossa próxima grande atração de Luxemburgo. E foi ainda mais especial porque visitamos a cidade no verão, então logo no começo do “caminho” tinha um bar provisório todo aberto com música e a galera super curtindo. Delícia de lugar. 

Casemates du Bock

Patrimônio Mundial Unesco, esse foi um lugar que lamentamos muito não poder visitar nessa oportunidade. Estivemos em Luxemburgo no mês de setembro de 2020, e eles estavam fechados por causa da pandemia de Covid.

Vimos fotos e vídeos do lugar e você pode ver AQUI no site deles que vale muito a pena. As Casamatas são uma espécie de fortaleza construída nas rochas de sustentação do Centro Histórico, através de túneis de pedra, de vários andares, e foi usado para abrigar exércitos, armas e animais. O ingresso adulto custa 7 euros (preço de 2021), eles oferecem ainda visitas guiadas.

Museu Nacional da História e da Arte

Também não visitamos pelo mesmo motivo descrito acima, mas vale a pena passar por ele, primeiro pela proximidade com as Casamatas, e depois para ver o contraste da arquitetura, já que é um prédio bem moderno para o padrão do Centro Histórico. E a entrada é gratuita!

Parque Pétrusse

Se ainda sobrou fôlego, você pode usar seu tempo para descer até o Parque que viu durante a caminhada na Corniche e nas Casamatas. O único detalhe é que deve sobrar fôlego pra subir tudo de volta. Legal que é um programa bem local, já que os europeus aproveitam muito os parques e jardins das suas cidades.

Retorne para buscar o carro passando pela Igreja de St. Michael e se perca nas ruazinhas charmosas até voltar à Place du Théâtre.

O que ver nos arredores de Luxemburgo

Bairro Kirchberg

É o bairro moderno de Luxemburgo e sede do Centro Europeu. Imperdível para quem se interessa por arquitetura

Rota dos 7 Castelos

Formada pelos Castelos de  Mersch,  Schoenfels,  Hollenfels,  Ansembourg Novo,  Ansembourg Antigo,  Septfontaines e Koerich. Mais informações no site do Visit Luxembourg

Castelo de Vianden

Fora da Rota dos 7 castelos, o Castelo de Vianden fica na fronteira com a Alemanha, a 50km da cidade de Luxemburgo. Vale a pena incluir no seu roteiro se você estiver indo para lá. Mais informações no site do Visit Luxembourg

Sheila Benicio

Recent Posts

Turim, porque você precisa conhecer

*Por Marize Silva Turim, ou Torino em italiano, foi primeira capital do Reino da Itália.…

3 anos ago

Casablanca, o Marrocos numa conexão da Royal Air Maroc

Estávamos buscando passagens aéreas para o Brasil no Skyscanner, como sempre fazemos, e nos deparamos…

3 anos ago

Como é a visita à grandiosa Mesquita Sheikh Zayed, em Abu Dhabi

Os números da Mesquita Sheikh Zayed são realmente impressionantes, ou grandiosos, como tudo quando falamos dos…

3 anos ago

Singapura, um roteiro delicioso na Cidade-Estado

Localizada na ponta sul da Malásia, é separada desta pelo Estreito de Singapura. Membro do Commonwealth…

3 anos ago

Dinant, uma pérola na Bélgica, além de casa da Leffe e do sax

Chamada de "Pérola do rio Meuse”, ao sul da Bélgica, Dinant se revela um verdadeiro…

3 anos ago

Graz na Áustria, o mix perfeito entre antigo e moderno

É a segunda maior cidade da Áustria, mas sua população não chega a 300.000 habitantes.…

3 anos ago